segunda-feira, 29 de março de 2010

O lúdico no ensino da natação: A expectativa dos pais sobre o método.

O objetivo deste estudo foi para comprovar que a comunicação entre pais e professores deve ser efetiva, para que ambos apresentem interesses comuns, pois o que falta aos pais é conhecer um pouco mais de natação, para assim não criar expectativas impossíveis. Sendo assim proporcionar para a criança que está sendo inserida no meio liquido uma adaptação mais prazerosa e eficaz, e que posteriormente ela possa de fato alcançar a expectativa dos pais, que em sua maioria é preparar os filhos para serem futuros competidores.

O método lúdico é extremamente essencial para introdução de qualquer ser humano a atividades em meio liquido, dentro da atividade lúdica voltada para adaptação deste meio, ou seja, as crianças têm os primeiros contatos com a água, aprendem a soltar o ar submerso, como flutuar, como se deslocar, com movimentos de pernas e braços e até diferentes formas de entrar na água. Eles não irão aprender a caracterizar os nados crawl, costa, peito e borboleta, pois isso será iniciado somente no momento de maturidade do aluno.

Na natação as crianças adoram todas as brincadeiras e aquelas formas alegres de aprender, pois sua iniciação esportiva deve ser muito prazerosa.

E ao lidar com maturidade e malícia dos adultos, todos esses objetivos que norteiam o trabalho com método lúdico, podem acabar sendo ignorados, e pouco reconhecidos, já que o pai busca resultados. Comprova que o grande objetivo dos pais com a natação, é preparar o filho para a competição, para ser um campeão. Claro que esses interesses devem ser respeitados, obvio que o desejo de ter um filho atleta e vencedor é louvável, porém, tudo o que se almeja deve ser envolvido com conhecimento. Esse objetivo final, se que assim podemos dizer, só será alcançado se o filho for exposto a uma boa iniciação.

Os pais que conhecem o método de ensino trabalhado pelo professor, conhecem e concordam, pois entendem que o processo passa por diversas etapas, que o professor depende de várias técnicas de ensino da mesma informação, porque em uma turma de vários alunos, a capacidade de captar a mesma mensagem entre os alunos é diferente.

Dos pais que conhecem o método de ensino da natação através do lúdico, a maioria concorda e aprova, ficou evidente que este método é eficaz e que os pais entendem que o objetivo central do sistema é proporcionar uma iniciação prazerosa e com significados.

A expectativa que os pais desenvolvem sobre o método lúdico é correspondida quando eles conhecem o objetivo central, já os pais que não conhecem o método, ficam frustrados, pois desejam somente a preparação do seu filho para a competição.

Orientador, Prof. Ms. do Centro Universitário do Triângulo - UNITRI
Discente do Centro Universitário do Triângulo - UNITRI

Autores:
Marcus Vinicius Patente Alves
Deivid Schneider Rotta
Mariana Borges Costa
Stephanie Schneider dos Santos

http://www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostra.asp?id=2030

http://www.academiamovimentacao.com.br/artigos_imprimir.asp?cod=139

Nenhum comentário:

Postar um comentário